Jonathan Blow promete explodir sua mente. De novo.

Para aqueles que não sabem, Jonathan Blow é a mente por trás do jogo mais detonador de mentes do ano: Braid. Jonathan disse que Braid é resultado de anos imaginando a história que formaria o jogo e de várias horas criando o gameplay que até ganhou um prêmio por uma versão não tão bonita de Braid que ele fez como protótipo.



Daí ele ganhou apoio de um artista e Braid se tornou a obra de arte que é hoje. Mas chega de falar de Braid, a notícia aqui é que ele pretende voltar a ativa e lançar um novo jogo e o nome dele será The Witness. O site do jogo é bem no estilo de Blow, fala pouco, mas pode ter mais significado do que parece. Uma frase sozinha que diz:

Something amorphous and consummate

existed before Heaven and earth.

Solitude! Vast!

Standing alone, unaltering.

Going everywhere, yet unthreatened.

It can be considered the Mother of the World.

I don't know its name, so I designate it, 'Tao'.

Compelled to consider it, name it 'the Great'.


Talvez isso queira dizer que o jogo vá falar sobre questões metafísicas como a criação do mundo ou o sentido da existência, mesmo por que isso é a cara dele. E o jogo agora promete ser melhor também, visto que agora ele tem um time inteiro de ajudantes para facilitar a produção (Não escutou-se palavras de David Hellman, o artista de Braid, espero que ele esteja no grupo), que de acordo com ele vai acabar em 2011. Talvez o jogo vá ter alguma referência com 2012, quem sabe?

Ah, espero conseguir de novo ter a mesma sensação com esse jogo como a que tive com Braid, quero dizer, uma silhueta sombria em um belo pôr-do-sol que a cada passo que dá vê a noite chegando? Essa tem que ser uma das melhores aberturas de jogos existente. Com The Witness e The Last Guardian (Jóia que será lançada pelo time da ICO) na esquina, o futuro para os mind-bending games está cada vez mais promissor.

2 comentários:

Sereja 15 de agosto de 2009 às 22:56  

Espero que seja tão bom quanto Braid, esse cara tem muito potencial.

Anônimo 15 de agosto de 2009 às 23:29  

Talento, ele tem de sobra. Vamos ver se ele consegue aplicar toda a sua inteligência e criatividade (e agora, experiência, após um game do nível de Braid) em um novo jogo que poderá nos surpreender. Aguardamos ansiosamente.